Alguém aí já viu tirar a ECU ou módulo, ou controladora eletrônica original da máquina e substituir por um ARDUINO?
Pois é, gente também nunca tinha visto, mas como a necessidade do nosso cliente é nossa necessidade, está aqui a prova. O feliz dono dessa minicarregadeira New Holland teve a infelicidade de queimar o módulo central, de forma que não sobrou nada dele. E como o custo de reparo (aproximadamente R$15.000,00) tornava inviável a troca, por um fio essa máquina virava sucata para alimentar outras.
Quando nos deparamos com esse problema, analisamos e vimos que a controladora principal controlava todas as funções hidráulicas, mas o motor não era eletrônico, o que tornava viável substituir a controladora por qualquer hardware OPEN SOURCE, e como nós ja estávamos estudando um pouco de C#, um pouco de arduino, e eu já tinha comprado alguns componentes para automatizar um brunideira (coisa simples se comparado com isso) entramos no desafio e prometemos ao cliente colocar a máquina pra rodar por 40% do valor do orçamento.
Para deixar mais rápida usamos dois Arduinos UNO, e para enviar os sinais de 0 a 24Vcc para as solenóides proporcionais, utilizamos MOSFET na medida, já que o sinal do Arduino é de 0 a 5Vcc.
Abaixo podemos ver o vídeo feito pelo com o Breno Borges operando o brinquedo. Foram aproximadamente 15 dias de programação e mais 3 dias de instalação. A ECU antiga que foi substituida e aposentada. O trabalho de programação não é muito complexo para quem já sabe programar em C# com foco em eletrônica e protótipos, o difícil do projeto é reunir o conhecimento da programação, com elétrica, hidráulica e mecânica, já que ninguém sabe tudo de muita coisa.
Mas bom mesmo é ver o resultado!
Comments